sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A Saúde em Portugal

O senhor já estava morto e se não estivesse? Obviamente, teria morrido.

Este diálogo pode parecer uma anedota mas não é, foi bem real e só dá para chorar de tristeza porque assim vai a saúde no nosso país


"Operadora do CODU telefona para os Bombeiros de Favaios às quatro da manhã
- O senhor caiu pelas escadas. Quem ligou diz que já está morto!
Único bombeiro de serviço no Quartel de Favaios
- Ah!... Pois, e agora o que quer que se faça?
Bombeiro
- É preciso ir lá eu?
Operadora do CODU
- Obviamente é para lá ir a ambulância e iniciar suporte básico de vida.
Bombeiro
- Olhe, mas arranco para lá eu?
Operadora
- Então eu estou a dar-lhe uma saída e pergunta-me a mim o que vai fazer? Nunca tal me aconteceu!
Bombeiro
-Eu estou sozinho.
Operadora volta a telefonar, mas aos Bombeiros de Alijó
- Uma saidinha para Castedo.
Único bombeiro que estava a essa hora no quartel de Alijó
- Castedo é Favaios!
Operadora
- Pois é. Mas Favaios está só com um senhor e a ambulância.
Bombeiro
- Aqui também não tenho ninguém.
Operadora
- Só fica o senhor sozinho de noite na corporação? Então se há um incêndio?
Bombeiro
-Tenho de tocar a sirene.
Operadora
-Tem de tocar a sirene. Valha-me Deus!!"
(correio da manhã)

8 comentários:

Carminda Pinho disse...

Rosa Maria,
sem comentar agora a saúde em Portugal que está pelas horas da morte, reparei que mudaste o vídeo na barra lateral.
Cá pra mim estiveste a ver o novo programa do Malato...não foi? eheh! eu também estive.
Nada de especial, mas gostei de ver a Mariza.:)

Beijos

PS: Ando há um tempo para te perguntar (não tenho o teu email, vai mesmo aqui), como é que fazes para colocar vídeos do youtube a abrirem automáticamente?
Se quiseres responde para o meu email do blogue. Obgda.

gaivota disse...

a saúde em portugal...
vai como o governo,
só pode,
não é Rosinha?
de mal a pior,
mais que moribunda!
beijinhos

Flor disse...

No pais onde vivo, a toda hora posso ter assistência duma ambulância, médico, etc, conforme a necessidade e a gravidade do mal..
Por isso tenho dificuldades a comprender esse dialogo.
Também não posso dizer que aqui tudo seja perfeito.

Beijinhos

Flor de Tília disse...

E tudo vai de mal a pior. Não há quem nos valha.

Deixo-te raios de luar de Janeiro.

Abraços

xi

***

Pitanga Doce disse...

Mas lá o homem da Saúde não diz que as Urgências fecham-se mas existe o 112 ou o 13 ou o que quer que seja? E que as pessoas são melhor atendidas e tal? Aconselho, nesta circunstâncias cada portugues ter uma sirene em casa.

beijos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rosa Maria vi o programa com esse diálogo, uma vergonha!
Beijinhos de carinho.
Fernandinha

Carminda Pinho disse...

Rosa Maria,
muito obrigada amiga.
Tu explicaste tudo direitinho sim, mas à cautela, guardei a explicação em arquivo.:)

Beijinhos

Bloga Comigo disse...

Hoje, António Gedeão, Rómulo, fundador de Roma, Vasco da Gama, o Navegador, a física, a química e sempre o amor.

Bjos